PARTES BLANCHES
Ao contrário do que se ouve, quando as secreções vaginais têm um cheiro forte, o que pode resultar num odor íntimo desagradável, não é sinal de defeito ou falta de higiene pessoal. Por outro lado, pode corresponder a uma patologia.
A que se devem os cheiros íntimos?
As secreções vaginais têm um odor natural que corresponde a uma flora vaginal equilibrada. Em caso de desequilíbrio do ecossistema vaginal, podem surgir odores incomuns, muitas vezes devido à proliferação de certas bactérias.
Além disso, um cheiro íntimo incomum costuma ser acompanhado por outro sintoma vaginal. Portanto, é importante estar vigilante e consultar um profissional de saúde, se necessário.
Os cheiros íntimos incomuns são um sinal de patologia?
Sim. Pode corresponder à vaginose bacteriana. Este último é devido a um desequilíbrio da flora microbiana da vagina. Uma flora vaginal saudável é a principal arma de defesa natural da vagina contra as infecções vulvovaginais. É constituído principalmente por “bactérias amigáveis” chamadas lactobacilos. Quando estes estão ausentes, a flora vaginal fica desequilibrada e, portanto, mais sensível a patologias.
Quais são os fatores de risco para um desequilíbrio da flora vaginal?
- Um excesso de higiene pessoal, higiene pessoal inadequada, a prática de duchas
- Variações hormonais (gravidez, pílula anticoncepcional, dispositivo intrauterino, menopausa)
- Consumo de tabaco
- Tomar antibióticos ou anti-sépticos
- Usar roupas muito justas.
Como mascarar cheiros íntimos fortes e desagradáveis?
Procuramos a causa e tratamos dela. Para fazer isso, consulte seu ginecologista. Se possível, evite proteções higiênicas perfumadas e desodorantes íntimos que contêm agentes que às vezes são agressivos para a área íntima e que podem acentuar o problema.
Então, como tratar a patologia?
Ao tratar a causa: vaginose bacteriana. Para isso, marque uma consulta com um profissional de saúde que irá prescrever um tratamento adequado (antibiótico com um nitro-5-imidazol) e também podem ser probióticos vaginais para reequilibrar a flora vaginal.