RESEQUEDAD ÍNTIMA

Problemas com secura íntima ou vulvar tornam a área vulvovaginal vulnerável à infecção e podem perturbar a vida íntima. O uso de produtos de higiene pessoal adequados ajuda a limitar essas desvantagens.

1 em cada 5 mulheres reclamam de secura íntima * … mas todos eles podem ser afetados durante sua vida. Os ginecologistas sabem identificar a origem do problema e estão cientes da importância de um banheiro adequado.

Variações hormonais ao longo do tempo

Estrogênios são os garantidores da flexibilidade e boa hidratação da mucosa vaginal. Alterações hormonais podem criar “vulva seca”, especialmente após o parto, durante a amamentação e menopausa.

Um estilo de vida ruim

O excesso de higiene pessoal pode alterar a flora vulvovaginal e expô-la a infecções (infecções fúngicas, por exemplo). Assim como a depilação completa promove o ressecamento e a irritação vulvar, expondo completamente a vulva. Estresse e tabaco também podem estar envolvidos.

E algumas drogas

Há outros fatores de secura íntima, como tomar certos antidepressivos, minidoses pílulas…

Soluções para todas as mulheres

Seja qual for o gatilho, seja o sintoma raro ou regular, a higiene pessoal é o gesto saudável que deve ser adotado para limitar o fenômeno da “secura íntima”.

A escolha do produto de higiene para os genitais é importante e deve respeitar os seguintes critérios: Um tratamento de limpeza sem sabão cujos agentes de excesso de gordura permitem respeitar a película hidrolipídica protetora e a lubrificação natural desta área. Uma fórmula com um princípio de hidratação ativa. A ausência de antissépticos agressivos para membranas mucosas e capazes de destruir lactobacicas (flora protetora da vagina), localizadas na vulva, perto da abertura vaginal. Produtos macios devem ser promovidos para evitar o ressecamento.
* Ky Survey: Louis Harris, janeiro de 2003.

expert_1.png
JEAN-MARC BOHBOT

Infectiologue/ Directeur Médical Institut Fournier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *