QUAL PRODUTO ESCOLHER PARA A SUA HIGIENE ÍNTIMA?

Uma área íntima é particularmente sensível e requer uma  limpeza específica.  Mas qual produto escolher para higiene íntima pessoal? Vários critérios devem ser considerados na escolha de um produto. 

6 dicas para escolher o melhor produto de higiene íntima:

  • Por favor, recomende um produto de limpeza (sem sabão) cujos agentes gordurosos e hidratantes permitem que a película hidrolímpica protetora seja respeitada.
  • Verifique se o produto não tem antissépticos que podem destruir os lactobacilos localizados na vulva antes de entrar na vagina. Esses microrganismos são necessários para o equilíbrio da flora vaginal.
  • Recomenda-se um produto com um ingrediente ativo com propriedades reconfortantes.
  • O pH de um produto de higiene íntima deve ser entre 4,8 e 8 no caso de Micose.

Lembre-se: o pH indica o grau de acidez de uma solução. Isso varia entre 1 e 14. Abaixo de 7, é ácido. Se for 7, é neutro. Acima é alcalino. Para obter mais informações sobre o pH de cuidados íntimos, consulte nosso artigo dedicado.

  • Escolha um produto formulado para uso diário.
  • Por fim, não subestime a sensação de bem-estar que o produto pode proporcionar (conforto da aplicação, sensação de frescor, limpeza, etc.)

Lenço higiênico ou creme íntimo?

Os lenços de higiene íntima são formulados para uso não enxaguante. Muito prático antes de uma consulta médica, depois de esportes ou viagens, por exemplo.

Para mulheres propensas a irritação vaginal ou problemas de pele seca, há cremes íntimos relaxantes para aplicar após a lavagem ou a qualquer hora do dia.
Recomenda-se sempre o uso de um produto ligeiramente alcalino (pH> 7) para a rotina de higiene íntima de mulheres propensas a infecções fúngicas.

expert_1.png
JEAN-MARC BOHBOT

Infectiologue/ Directeur Médical Institut Fournier

DICAS RELACIONADAS